PANIAGO, Maria de Lourdes Faria dos Santos (2000)
A Aquisição de Capital Linguístico: Quatro Casos Particulares do (Im)Provável
Minas Gerais, 2000. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
A Aquisição de Capital Linguístico: Quatro Casos Particulares do (Im)Provável.
Nome do Orientador: Antônio Augusto Gomes Batista
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Quatro casos (im)prováveis de aquisição de capital cultural e de capital lingüístico são analisados nesta dissertação de mestrado. Os sujeitos forma escolhidos por possuírem duas características: serem provenientes de famílias com baixo capital cultural legítimo e manifestam evidências de uma relação desenvolta com a língua de prestígio. Para Boudieu, a otigem social representa fator principal de produção de competência: através de uma familiarização precoce, os membros das camadas privilegiadas são capazes de se adequar perfeitamente e com naturalidade às mais diversas situações lingüísticas. Outros autores, entretanto, ainda que enfatizem a importância da origem social, acrescentam outros fatores, igualmente fundamentais, além do capital cultural herdado, para a aquisição do capital cultural. Para apreender os fatores em torno dos quais os sujeitos realizam a aquisição de um capital lingüístico, foram analisadas suas trajetórias, a partir do depoimento deles, de sues pais, de professores e de outras pessoas próximas. As trajetórias forma inicialmente consideradas individualmente, para depois se tentar uma análise mais ampla, a partir da comparação das quatro configurações familiares. Chegou-se à conclusão de que não se pode atribuir a aquisição de capital lingüistico a um único fator. Busca-se, assim, a compreensão da interdependência de fatores que fazem com que cada um dos casos pesquisados compunha uma configuração singular. Dentre os fatores que, de forma interdependente, interferem no processo de aquisição de capital lingüístico estão: mobilização do aluno, a realização de uma escolarização bem sucedida e o desejo de distinção.