COSTA, Deborah Christina Pereira da (2001)
A Construção de Gêneros Secundários na Educação Infantil: a Emergência dos Gêneros Notícia e Verbete
São Paulo, 2001. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação Linguística Aplicada Ao Ensino de Línguas)
Universidade Estadual de Campinas.
A Construção de Gêneros Secundários na Educação Infantil: a Emergência dos Gêneros Notícia e Verbete.
Nome do Orientador: Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O foco neste presente trabalho é a construção de gêneros da escrita (denominados por Bakhtin de secundários complexos) através da inserção de crianças não alfabetizadas em práticas letradas de prestígio na sociedade. Fundamentamos, essencialmente, o nosso trabalho nas concepções sóciointeracionistas desenvolvidas por Bakhtin. Resgatamos, ainda, trabalhos referentes à literatura das interações escolares e da construção do letramento emergente como também apontamentos importantes sobre gênero discursivo e seu ensino/aprendizado na escola propostos pelos Pesquisadores da Universidade de Genebra, principalmente Schneuwly e Dolz. Com este trabalho realizado para a dissertação de mestrado, visamos prmeiro, contribuir para as investigações que estão sendo realizadas em contexto escolar relativas ao processo de letramento, da aquisição da linguagem escrita e a apropriação de gêneros secundários e segundo, propor um trabalho que aborde todas essas questões com crianças em idade pré-escolar, principalmente um trabalho que as coloque em contato com textos mais complexos e significativos.