CAMPELO, Maria Estela Costa Holanda (2001)
Alfabetizar Crianças: Um Ofício, Múltiplos Saberes
Rio Grande do Norte, 2001. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Alfabetizar Crianças: Um Ofício, Múltiplos Saberes.
Nome do Orientador: Maria Bernadete Abaurre
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O sucesso/fracasso escolar decorre(m) de múltiplas determinações e, dentre estas, a formação/prática pedagógica do professor exerce(m) um papel fundamental. E em se tratando do professor alfabetizador, a sua prática exige que ele domine e articule uma gama de saberes - os saberes docentes para que possa mediar, de forma bem sucedida, o trabalho específico de alfabetizar crianças. "A alfabetização é a mais básica de todas as necessidades de aprendizagem" (Ferreiro, 1992, p.9) e a alfabetização inicial é um dos pontos mais vulneráveis do sistema público brasileiro. Do entrelaçamento das questões ora colocadas, surgiu a questão de pesquisa norteadora do estudo que indaga - que saberes docentes são requeridos na alfabetização bem sucedida de crianças da escola pública, cujas vidas são marcadas pelas adversidades que também se fazem presentes nas condições de trabalho dos seus professores? Para responder a essa questão, conferimos voz e vez aos professores, haja vista que o trabalho objetiva investigar, sob a sua perspectiva, os saberes docentes do professor alfabetizador de uma escola pública da periferia urbana do Nordeste brasileiro, onde o sucesso escolar, apesar de improvável, seja a tônica. A escolha do campo empírico recaiu na Escola Municipal Professora Emília Ramos, em Natal - RN, que preencheu os requisitos previamente definidos: a)evidências estatísticas de desenvolvimento de uma pedagogia de alfabetização pautada no sucesso escolar - pelo menos, nos últimos anos - apesar de ali ele ser improvável (Lahire, 1997); b)atendimento a crianças na fase inicial da escolarização; c)plena aceitação da proposta de trabalho. O estudo se insere no Paradigma Qualitativo de Pensamentos do Professor. Em termos metodológicos, utilizamos o estudo de caso e as histórias de vida, através de uma abordagem multifacetada com quatro procedimentos de recolha de dados: observação participante, questionário, entrevista semi-estruturada e documentos pessoais. Na entrevista, trabalhamos com quatro guiões e 30 sujeitos, dentre os quais destacamos a amostra principal da pesquisa - 11 sujeitos - escolhida segundo três critérios: a)que na sua individualidade/totalidade, os sujeitos contemplassem todas as características dos professores da Escola, evidenciadas pelo diagnóstico resultante da análise do Questionário; b)que os sujeitos fossem apontados por outros - técnica de amostragem de "bola de neve"; c)que a amostra correspondesse a 30% do total de professores da Educação Infantil e do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Dos dados coletados, emergiram cinco categorias relativas ao professor: características pessoais, funcionais, interface trabalho/vida, formação obtida e aportes teórico-metodológicos. Sobre a pedagogia da alfabetização, encontramos as categorias: saberes docentes referendados pela prática letiva e questões didático-pedagógicas negadas pela prática. A análise desses achados evidenciam a nossa tese de que - saberes docentes específicos e não-específicos, embora insuficientes, são imprescindíveis para que o professor possa mediar, de forma bem sucedida, a alfabetização de crianças da escola pública. Tais informações poderão contribuir para a melhoria dos cursos de formação de professores, pretensão esta que também objetivamos. Apesar das limitações inerentes à generalização dos achados da investigação qualitativa em educação, esperamos que a teoria que conseguimos fundamentar sobre os saberes docentes do professor alfabetizador seja potencialmente significativa no estudo desta temática, noutros contextos educacionais.