FREITAS, Edir Ramos de (2001)
Aprendizagem da Estrutura Silábica CCV: Oralidade e Escrita
Minas Gerais, 2001. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Letras)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Aprendizagem da Estrutura Silábica CCV: Oralidade e Escrita.
Nome do Orientador: Thais Cristófaro Silva
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar, em nominais, o processo de apropriação ortográfica de encontros consonantais tautossilábicos por crianças em fase de alfabetização. O enfoque é dado ao cancelamento de consoante líquida e do tipo de líquida (vibrante e lateral) em encontros consonantais tautossilábicos na escrita. Procuramos investigar em que medida a fala exerce influência sobre o cancelamento de consoante líquida na escrita. Para isso, foram considerados os seguintes fatores: estrutural (acento) e não-estruturais (grupo social, sexo, escolaridade, estilo de fala, tipo de escola, tipo de líquida e a palavra individual como fator independente). Para avaliar até que ponto esses fatores influenciaram, independentemente, a grafia de palavras, envolvendo estruturas silábicas CCV, foram analisadas as variações de escrita de um corpus resultante da aplicação de quatro experimentos em classes de alfabetização. Os resultados da pesquisa indicaram que tais variações acontecem em função da ocorrência de um conjunto de fatores: seletividade lexical, escolaridade e acento. Além disso, os números forneceram evidências de que os fatores mencionados exercem influência significativa sobre o cancelamento de consoante líquida em estruturas silábicas CCV na escrita.