SANCHES, Ivania Aparecida (2001)
O Teste de Prontidão Horizontes e a Alfabetização de Crianças de 1ª Série em Escolas Públicas
O Teste de Prontidão Horizontes e a Alfabetização de Crianças de 1ª Série em Escolas Públicas.
São Paulo, 2001. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho.
Nome do Orientador: Teresa Correa Cariola
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo com o Teste de Prontidão Horizontes (TPH), tentando-se buscar nele uma alternativa que melhore o trabalho do professor nas séries iniciais do Ensino Fundamental, evitando futuros fracassos na alfabetização. Neste sentido, buscou-se analisar o referido teste em uma pequena amostragem para que se verificasse sua real efetividade em levantar o repertório para a alfabetização nas salas de 1ª série. O Teste de Prontidão Horizontes ( TPH) foi aplicado em duas salas de 1ª série de escolas públicas do município de Bauru/ SP. A verificação de tal efetividade pôde ser comprovada com a associação dos resultados no Teste de Prontidão Horizontes ( TPH) e os pareceres dos professores das salas quanto a alfabetizados e não-alfabetizados. A análise dos dados permite a conclusão de que o Teste de Prontidão Horizontes ( TPH) foi válido nesta amostra e que ele pode exercer função de apoio nas salas de pré- escola e 1ª séries.