DICKEL, Adriana (2001)
Inventário de Sentidos e Práticas: Oensino na Periferia Sobo Olhar de Professoras-Pesquisadoras em Formação
São Paulo, 2001. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Campinas.
Inventário de Sentidos e Práticas: Oensino na Periferia Sobo Olhar de Professoras-Pesquisadoras em Formação.
Nome do Orientador: Corinta Maria Grisólia Geraldi
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Educação
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Pesquisa: Mais de Uma
Resumo: Este trabalho tem por objeto uma experiência de pesquisa desenvolvida junto a professoras de uma escola de perfiferia,em Passo Fundo/RS.Além de potencializar o percurso de sobre seu trabalho na escola,o estudo objetivou compreender o processo de produção de conhecimentos desenvolvido pelas professoras e a sua influência sobre a organização do ensino.Orientada pela análise de situações observadas no contexto escolar e das sessoes de estudos realizadas com as professoras,a exposição articula-se em quatro eixos-pesquisa-ação,mundo da criança,currículo e avaliação-,abordados com base em duas categorias analíticas:trabalho (Marx,Lukács,Pistrak) e interação verbal (Bakhtin).As análises apontam a necessidade, na pesquisa sobre/no ensino,de um processo de colaboração e negociação entre professores e pesquisadores, tendo em vista a superação,mesmo provisória,das situações de alienação vividas na escola.O trabalho insere-se,portanto,nos estudos realizados pelo GEPEC-FE/UNICAMP,sobre formaçãp continuada de professores e relação entre pesquisa e ensino.