FERNANDES, Sônia Regina de Souza (2001)
A Experiência da Formação na Formação de Professores: Um Olhar a Partir da Reflexão da Professora Alfabetizadora de Crianças
Rio Grande do Sul, 2001. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
A Experiência da Formação na Formação de Professores: Um Olhar a Partir da Reflexão da Professora Alfabetizadora de Crianças.
Nome do Orientador: Rute Vivian Angelo Baquero
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A presente pesquisa aborda a experiência da formação no processo de formação de professores. Teve como objetivo investigar a articulação (ou não) entre os saberes construídos no cotidiano das práticas alfabetizadoras de crianças com a formação docente. Focalizou a análise a partir das seguintes questões de pesquisa: a) que reflexões as alunas professoras alfabetizadoras realizam a respeito de suas práticas pedagógicas? b) que tipos de saberes as alunas professoras lançam mão na sua ação pedagógica alfabetizadora? c) como os saberes docentes construídos pelas alunas professoras na sua prática alfabetizadora se articulam (ou não) com a formação? Com vistas a atingir este objetivo foi desenvolvido um estudo qualitativo, numa pesquisa ação de natureza reflexiva, envolvendo cinco alunas-professoras, alfabetizadoras de crianças, cursando o Curso de Pedagogia Séries Iniciais e Educação Infantil da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC/SC. As análises foram realizadas com base na contribuição teórica de autores como: TARDIF, THERRIEN, GÓMEZ, GIROUX, SCHÖN. Os resultados indicam que as alunas -professoras realizam reflexões acerca de suas práticas pedagógicas, bem como lançam mão de diferentes saberes nesta ação e conseguem estabelecer relações entre os saberes de experiência e os saberes da formação, porém clamam por uma prática formadora que saiba auscultar seus saberes neste processo.