GOMES, Antônio Bosco Luna (2002)
A Emergência do Gênero Carta
Ceará, 2002. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Linguística)
Universidade Federal do Ceará.
A Emergência do Gênero Carta.
Nome do Orientador: Maria Elias Soares
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é analisar o curso da construção do gênero textual escrito carta por crianças de alfabetização a segunda série do ensino fundamental ( 6 a 8 anos) em ambiente escolar. Para isso, focalizamos a configuração seqüencial típica desse gênero epistolar ( data, local, saudações, corpo, assinatura e pós-escrito) remetendo-nos às noções de gênero textual e seqüência em Bakhtin(2000), Adam (19992; 1998) e Swales (1990). Também foi nosso objetivo de atenção a influência imediata que a exposição a um modelo exerce na construção do esquema textual, com base na teoria dos esquemas e protótipos. Os resultados, levantados de um corpus composto por 208 textos, escritos por 104 sujeitos, mostraram que, de maneira geral, o modelo imediato exerce uma influência bastante significativa sobre o processo de aprendizagem das cartas. Mostraram também que essa influência não se dá de forma regular em relação a todas as séries de ensino nem em relação a todas as categorias constitutivas da configuração seqüencial, o que permite estabelecer algumas inferências ou generalizações sobre a prática de ensino e aprendizagem de língua portuguesa na escola fundamental e, em particular, sobre as atividades de produção de texto.