FERREIRA, Ângela Maria Liberalquino (2002)
Formação de Alfabetizadores no Estado de Rondônia: Uma Contribuição da Lingüistíca Aplicada Ao Ensino-Aprendizagem de Línguas
Pará, 2002. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Letras)
Universidade Federal do Pará.
Formação de Alfabetizadores no Estado de Rondônia: Uma Contribuição da Lingüistíca Aplicada Ao Ensino-Aprendizagem de Línguas.
Nome do Orientador: Myriam Crestian Chaves da Cunha
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo tem por escopo oferecer contribuições da Lingüística Apicada ao Ensino-Apresndizagem de Línguas para a formação inicial de professores que irão atuar na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental no estado de Rondônia em consonância com os objetivos da educação nacional. Assim sendo, o estudo parate da hipótese de que as grades curriculares dos cursos de pedagogia do estado de Rondônia, visando à formação de alfabetizadores, não condizem nem com os estudo mais recentes no campo do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita e nem com as metas do Estado expressas nos textos legais, para a educação básica de qualidade. A partir dos resultados da pesquisa são apresentados sugestões para uma formação inicial de melhor qualidade para os alfabetizadores, destacando duas reflexões que não devem deixar de ser consideradas nos cursos de formação inicial desses profissionais, para que eles possam estar preparados para se adaptaem às exigências de uma sociedade caracterizada essencialmente pela mudança. Palavras-chave: Lingüística Aplicada ao Ensino-Aprendizagem de Línguas; Alfabetização; Formação de professores; Grade curricular; Rondônia.