SÁ, Maria Inês Rocha de (2002)
Alfabetizandos do Século XXI: o Uso do Computador Como Suporte de Leitura e Escrita Por Crianças-Alfabetizandas
Rio de Janeiro, 2002. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Alfabetizandos do Século XXI: o Uso do Computador Como Suporte de Leitura e Escrita Por Crianças-Alfabetizandas.
Nome do Orientador: Pedro Benjamim Garcia
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta dissertação analisa crianças em processo de alfabetização que utilizam, como suporte, o computador. Neste processo levei em conta, através da minha observação, e de entrevistas, a percepção das crianças, das professoras e da diretora da escola acerca deste aprendizado. O centro desta investigação é o uso do computador, como suporte de leitura e de escrita, comparativamente a utilização do livro, do lápis e do papel. Realizei um estudo de caso tendo, como campo de investigação, o Laboratório de Informática de uma escola de classe média alta da cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa foi feita com base em conceitos de Roger Chartier e Emília Ferreiro, entre outros autores.