LEITE, Ricardo Lopes (2002)
Aquisição das Regularidades Ortográficas na Escrita Infantil
Aquisição das Regularidades Ortográficas na Escrita Infantil.
Ceará, 2002. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Linguística)
Universidade Federal do Ceará.
Nome do Orientador: Nadja Moreira Ribeiro da Costa
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A presente pesquisa analisa a aquisição das regularidades ortográficas em uma amostra de 96 textos, escritos por 24 crianças, de ambos os sexos, de uma escola privada da cidade de Fortaleza, enquanto cursavam a 1ª e a 2ª séries do Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo transversal-longitudinal, em que cada uma das crianças escreveu, em momentos distintos da escolaridade, quatro versões da história "Chapeuzinho Vermelho". O objetivo é descrever o padrão evolutivo de aquisição das regularidades, examinando as estratégias ortográficas utilizadas nesse processo e os fatores interferentes na aquisição. São analisados três tipos de regularidades: a) posicionais (<-ss->, <-rr->, <-e>, <-o>), em que o uso do grafema pode ser definido pelo contexto fonográfico; b) morfológicas <-ar>, <-er>, <-ir>, <-eu>, <-iu> e <-ou), que exigem análises morfossintáticas para a determinação da grafia correta e c) combinatórias (<-mb->, <-mp->, <-nt->, <-nd-> e <-ndo>), em que o uso é definido pela junção obrigatória de grafemas que passam a constituir blocos gráficos. Na interpretação dos dados foi utilizado o sistema TEXTUS de análise lingüística computadorizada. Os resultados demonstram que a aquisição de cada regularidade impõe dificuldades diferenciadas para i aprendiz, o que impede sua descrição seqüencial e homogênea. Confirmou-se a hipótese da baixa interferência do uso de regras ortográficas e das relações entre letras e sons no uso das regularidades. Conclui-se que o fator fundamental na aquisição das regularidades ortográficas é a experiência da criança com a imagem gráfica da palavra no texto escrito, decorrente de sua exposição à língua escrita.