SILVA, Silvia de Toledo (2002)
Processo de Letramento: Uma Proposta Alternativa de Trabalho em Sala de Aula
São Paulo, 2002. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Centro Universitário Braz Cubas.
Processo de Letramento: Uma Proposta Alternativa de Trabalho em Sala de Aula.
Nome do Orientador: Eliana Vianna Brito Kozma
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Compreendendo-se a amplitude do termo alfabetização, pesquisou-se alguns conceitos, os quais fizeram refletir sobre seu significado, guiando à investigação sobre o letramento, realizando um contraponto entre ambos os termos. O objetivo, além da reflexão sobre os dois tipos de conceitos, foi o de alfabetizar 36 sujeitos, num contexto normal de sala de aula, de uma escola pública estadual da Zona Leste da Grande São Paulo, sem fazer uso das famílias silábicas, nem a distinção das mesmas em simples ou complexas, mas partindo do uso e reconhecimento do alfabeto para a escrita do nome próprio, bem como de textos presentes no cotidiano, enfatizando a correspondência sons/letras. Os resultados obtidos foram animadores, uma vez que ao final de nossa pesquisa, dos 36 sujeitos participantes da pesquisa, 86% escreviam com pouquíssimas dificuldades ortográficas, 11% escreviam silabicamente com valor sonoro e apenas 3%, ainda encontrava-se na fase inicial da escrita, mas trazendo consigo avanços significativos em seu aprendizado geral, um vez que apresentava problemas emocionais e comportamentais. Diante dos resultados obtidos, foi concluido que não só alfabetizamos, mas letramos, uma vez que nesse processo, procurou-se conhecer e unir a bagagem trazida pelos sujeitos, à sistematização do ensino escolar, transformando-as em práticas sociais.