GENUNCIO, Jenesis (2002)
Tecendo os Fios da História... Narrativa e Práticas Leitoras em Educação Infantil
Tecendo os Fios da História... Narrativa e Práticas Leitoras em Educação Infantil.
Rio de Janeiro, 2002. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal Fluminense.
Nome do Orientador: Vera Maria Ramos de Vasconcellos
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Dissertação resultante do conjunto de experiências desenvolvidas pelos educadores, diretores de creches e técnicos (a) supervisores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), no Programa de Creches e Escolas Comunitárias. Objetivou-se ampliar a idéia de que a ação educativa junto às crianças deve interpretar seus interesses imediatos, conduzidos por um discurso pragmático predominante, que diz que a criança deve aprender a "ler e escrever" para ser alguém no futuro e ignorando as dimensões ética, estética e política que possibilitarão a ela desfrutar desses atos. Nesse sentido, é resgatada uma das propostas de capacitação em serviço para as creches da SMDS, de 1995, com o intuito de refletir sobre estratégias de formação. Essa proposta de capacitação concretizou-se no curso de "Contadores de Histórias", realizado pelo Programa de Alfabetização e Leitura (PROALE), da Universidade Federal Fluminense (UFF), cujo desdobramento foi a publicação da antologia "Quem conta um conto aumenta um pouco", produzida pelas educadoras que participaram do curso. Dessas histórias, elegeu-se como material de análise as fábulas recriadas por duas educadoras que se destacaram durante o curso. Foram realizadas entrevistas com ambas, procurando traçar um amplo painel da trajetória de vida, pontuando a narrativa de acontecimentos, episódios, cenas e fatos contados de seus atos e hábitos de leitura. Concluiu-se que a profissionalização de educador infantil não requer somente uma formação especializada, mas exige também experiência, aprendizagem cotidiana nas interações com diferentes atores, que conduzem a formas de intervenção em situações específicas. Destacou-se o ato de narrar das entrevistadas, realçando o valor da experiência, como resultado de vida essencial, para fazer frente às políticas de formação que pouco consideram o que vem efetivamente acontecendo nas práticas construídas ao longo da história da educação brasileira.