AQUINO, Magno Geraldo de (2002)
Alfabetização de Crianças Pertencentes a Contextos de Baixo Letramento: Influências dos Usos e Funções da Leitura e da Escrita Cotidianas
Alfabetização de Crianças Pertencentes a Contextos de Baixo Letramento: Influências dos Usos e Funções da Leitura e da Escrita Cotidianas.
Minas Gerais, 2002. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Juiz de Fora.
Nome do Orientador: Roque Moraes
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este estudo teve por objetivo compreender a influência de práticas de leitura e de escrita cotidianas no processo de alfabetização de crianças pertencentes a um contexto de baixo letramento. Uma abordagem de caráter qualitativo, numa comunidade baixo letrada, permitiu situar a linguagem escrita no contexto cotidiano dos sujeitos investigados, tanto em ambiente escolar como extra-escolar. Neste estudo foi possível verificar que o ambiente escolar assumia papel de destaque frente aos outros ambientes investigados no provimento às crianças de contatos com a linguagem escrita, a saber: ambientes do trabalho, familiar e religioso. Assim, a relação estabelecida com a leitura e a escrita no cotidiano das crianças investigadas seguia, predominantemente, as referências das práticas escolares; com isso, o saber ler e escrever, nesse contexto, apresentava-se como um saber institucionalizado em que prevaleciam as funções tipicamente escolares de leitura e de escrita. Nesse sentido, reforça-se a necessidade de a escola promover a seus alfabetizados momentos de envolvimento com as várias funções da escrita além daquelas vivenciadas por eles em seu cotidiano.