JOSEFI, Ângela Helena Bona (2003)
Alfabetização: Uma Abordagem Para a Prevenção das Dificuldades de Aprendizagem
Paraná, 2003. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Linguística Aplicada)
Universidade Estadual de Maringá.
Alfabetização: Uma Abordagem Para a Prevenção das Dificuldades de Aprendizagem.
Nome do Orientador: Sílvia Inês Coneglian Carrilho de Vasconcelos
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo apresenta uma investigação que tem por objetivo de contribuir para melhoria da qualidade na formação de alunos leitores e escritores, e para discussões sobre o processo de formação inicial e continuada de professores, refletindo a respeito de como ocorre a relação ensino-aprendizagem da escrita na escola, levando em conta as concepções de ensino, de aprendizagem, de língua e de linguagem, de modo a colaborar para a superação do risco de fracasso das crianças que fogem aos padrões "normais, por não se enquadrarem no modelo de aprendizagem da escola e/ou do professor. A discussão dos resultados, dá a entender, que, na grande maioria dos casos, as dificuldades para aprender surgem no contexto escolar, e que dificilmente as causas - tomadas por muitos como obstáculos, como problemas ou como dificuldades - estão nas próprias crianças, como imaginam alguns professores, já que as evidências apontam para as questões de formação inicial e continuada desses professores e da fragmentação do ensino, que impede a contextualização e a conseqüente aprendizagem significativa da língua escrita. Palavra-chava: Alfabetização; Escrita; Língua materna.