MELLO, Márcia Cristina de Oliveira (2003)
Um Estudo Sobre o Pensamento Construtivista de Emilia Ferreiro Sobre Alfabetização
Um Estudo Sobre o Pensamento Construtivista de Emilia Ferreiro Sobre Alfabetização.
São Paulo, 2003. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho.
Nome do Orientador: Maria do Rosário Longo Mortatti
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo analisa aspectos do pensamento da pesquisadora Emilia Ferreiro (1937- ) sobre alfabetização, com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história da alfabetização no Brasil, com ênfase em suas concepções a respeito do processo de construção do conhecimento da língua escrita, por parte da criança, que resultam de sua pesquisa sobre psicogênese da língua escrita fundamentada na Epistemologia Genética de Jean Piaget e na Psicolingüistica de Noam Chomsky e que tiveram significativa repercussão em nosso país, a partir de meados dos anos de 1980. A pesquisa propiciou tanto uma avaliação mais precisa da importância e do significado do pensamento dessa pesquisadora quanto a constatação de que a matriz invariante de seu pensamento encontra-se no livro analisado. Palavras-chave: Alfabetização; Emilia Ferreiro; Construtivismo; História da alfabetização no Brasil; Educação no Brasil.