ARMONIA, Maria Tereza (2003)
A Prática Docente na Alfabetização Matemática das Crianças de Camadas Populares
Minas Gerais, 2003. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
A Prática Docente na Alfabetização Matemática das Crianças de Camadas Populares.
Nome do Orientador: Márcia Maria Fusaro Pinto
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: CO-ORIENTADOR(A): Profª Drª. Maria Cristina Soares de Gouvêa. A pesquisa investigou a prática docente na alfabetização matemática das crianças de classes populares. Em príncipio, com base em teorias recentes da Psicologia e da Sociologia da Educação, busca explicar quem é esse aluno, bem como a sua inserção nos contextos social e de início da escolarização. Com aporte da Lingüística, conceitualiza a alfabetização matemática. A pesquisa buscou entender, no cotidiano da sala de aula, como se dá a postura do(a) professor(a) alfabetizador(a) em relação aos dois conteúdos: se adota o mesmo comportamento frente a ambos ou os trata de forma diferenciada privilegiando em deles; se apropria o conhecimento já construído pelo aluno em sua práticas sociais como forma de desenvolver o pensamento autônomo do aluno. Mais especificamente, os episódios analisam a relação ensino-aprendizagem dos conceitos inicias, a questão da representação nas operações fundamentais, os conjuntos no contexto da escola atual e a introdução à operação de subtração, apontando ainda para as interações não intencionais existentes entre Matemática e Língua Materna, interações estas que poderiam ser utilizadas intencionalmente como instrumentos facilitadores na relação ensino-aprendizagem da alfabetização matemática.