ESPÍNDOLA, Ana Lúcia (2003)
Entre o Singular e o Plural: Relação Com o Saber e Leitura nos Primeiros Anos
Entre o Singular e o Plural: Relação Com o Saber e Leitura nos Primeiros Anos.
São Paulo, 2003. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade de São Paulo.
Nome do Orientador: Zilma de Moraes Ramos de Oliveira
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Neste trabalho analisa-se a leitura nos primeiros anos de escolarização, enfocando a questão da relação com o saber desenvolvida por alunos e professores de uma escola pública da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. Ele busca compreender como as crianças pequenas entram no mundo da escrita e tornam-se leitoras, sua relação com a leitura, bem como que papel desempenham os professores nesse processo. Pretende-se mostrar que a noção da relação com o saber traz elementos importantes para a análise das questões colocadas. Utiliza-se, como fonte de coletas de dados, entrevistas semi-estruturadas com alunos e professores, material escrito produzido pelas crianças e observações das aulas ministradas tendo como tema a leitura. Como forma de registro das aulas utiliza-se o recurso de gravações em vídeo. Conclui-se que a maneira como os sujeitos aprendem tem relação com a maneira como eles se relacionam com esse saber, cumprindo então a escola um papel importante neste processo. A maneira de se relacionar com o saber não é determinada completamente pela origem social. Não pode se dizer que há uma forma particular das classes populares se relacionarem com o saber e, consequentemente, com a leitura. Percebe-se, também, que a escola, instituição responsável por introduzir formalmente as crianças ao mundo da escrita acaba se descuidando do letramento enquanto prática social e valorizando a língua escrita somente como forma de sucesso e promoção escolar.