BREMAN, Ilan (2003)
Através da Vidraça da Escola: Uma Reflexão Sobre a Importância da Leitura em Voz Alta de Literatura Infanto-Juvenil
São Paulo, 2003. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade de São Paulo.
Através da Vidraça da Escola: Uma Reflexão Sobre a Importância da Leitura em Voz Alta de Literatura Infanto-Juvenil.
Nome do Orientador: Claudemir Belintane
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo do presente trabalho é construir uma reflexão sobre a prática da leitura em voz alta de literatura infanto-juvenil, compreendida como uma estratégia de mediação para a formação de novos leitores. Baseou-se na hipótese que sustenta que a leitura em voz alta sempre foi um recurso importante nas práticas de leitura que observa-se na história ocidental e que ainda hoje pode ter um papel crucial durante o processo de aquisição da escrita e das habilidades de leitura, sobretudo nos meios considerados de baixa densidade em relação às práticas de letramento. A reflexão estabelece um percurso diacrônico, evidenciando alguns momentos das práticas de leitura na história ocidental. Ao revisitar essas experiências históricas de formação de públicos leitores, indaga-se sobre as possíveis funções das práticas coletivas de leitura nos dias atuais. No decorrer do trabalho, evidencia-se uma "crise da leitura", motivada, entre outros fatores, por uma educação fortemente calcada na verborragia analítica, que não privilegia a leitura de textos literários de qualidade. Concluiu-se que há um encaminhamento para o entrelaçamento desta prática oral com a cultura escrita, ou seja, o aproveitamento da voz para a prática da leitura coletiva de literatura, como instrumento de aproximação prazerosa e consistente entre os alunos e as palavras impressas nos livros.