FRANÇA, Silvana Diamantino (2003)
Concepções de Professores Sobre a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
Minas Gerais, 2003. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Estudos Línguísticos)
Universidade Federal de Uberlândia.
Concepções de Professores Sobre a Aprendizagem da Leitura e da Escrita.
Nome do Orientador: Osvaldo Freitas de Jesus
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este estudo insere-se no campo de estudos sobre alfabetização aprendizagem da linguagem escrita de crianças. Esta pesquisa volta-se para o exame da concepção do processo de alfabetização compreendido aqui, como processo de construção de equivalência entre o sistema simbólico falado e o sistema simbólico escrito de professores de turmas de alfabetização, bem como, os referenciais teóricos subjacentes a esta prática, com vistas a detectar como relacionam o conceito e aplicação dos estudos sobre os níveis de evolução da escrita infantil de FERREIRO, com base na teoria psicogenética de PIAGET e no interacionismo sócio-histórico de VYGOTSKY. Parte-se do pressuposto que os alfabetizadores não possuem referencial teórico satisfatório que embase o processo de alfabetização. Verifica, com alfabetizadores em exercício, através de observação presencial da prática e de questionário, quais as estratégias utilizadas e levanta as dificuldades na articulação de subsídio teórico-prático coerente. Os resultados desta pesquisa oferecem subsídios ao tema discutido, pois além de permitir uma visão adequada das dificuldades do alfabetizador na compreensão deste processo, constitui-se como ponto de partida para a proposição de atividades contextualizadas que visem ao aprimoramento da prática de alfabetização.