VIEIRA, Edna Aparecida Costa (2004)
Música: Sua Influência no Processo de Alfabetização no Período Pré-Escolar
Goiás, 2004. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Filosofia da Educação)
Universidade Federal de Goiás.
Música: Sua Influência no Processo de Alfabetização no Período Pré-Escolar.
Nome do Orientador: Eliane Leão
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa é um estudo sobre a importância da música no desenvolvimento infantil, tendo como foco principal verificar a influência da prática dos elementos rítmicos e melódicos, na aprendizagem da leitura. Foram aplicados Pré e Pós-testes de música e de criatividade para verificar mudanças nos sujeitos após a experimentação. Utilizou-se procedimentos construtivistas (planejamento de música e planejamento de língua portuguesa) para obtenção de dados que mostrassem que a aprendizagem e o gosto pela leitura desenvolvidos através de experimentação, em ambiente musical, possibilitariam ao sujeito construir o processo de leitura e de musicalização do que lia. Observou-se e analisou-se 121 sujeitos ( faixa etária 6 anos), divididos em cinco grupos (24 em cada, e um com 25), matriculados na alfabetização. Os dados foram resultados das observações das professoras de alfabetização, das observações da experimentadora, das observações do júri e dos resultados quantitativos dos testes aplicados. Da análise destes, observou-se um desempenho melhor do grupo experimental e o estudo desta evolução mostrou uma aprendizagem significativa dos grupos experimentais se comparados os resultados com os Controles. Concluiu-se que a música, bem como seus elementos, promove a aprendizagem da leitura e escrita.