CUNHA, Maristela Schmitt Pinto da (2004)
O (Re)Conhecimento do Professor Alfabetizador e os Dizeres da Prática Pedagógica Como Universo de Pesquisa
Rio Grande do Sul, 2004. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade de Passo Fundo.
O (Re)Conhecimento do Professor Alfabetizador e os Dizeres da Prática Pedagógica Como Universo de Pesquisa.
Nome do Orientador: Adriana Dickel
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho tem por objetivo a prática pedagógica em seu processo de construção , desconstrução e reconstrução frente a concepção de alfabetização e seus desdobramentos junto a uma turma de primeira série do ensino Fundamental de uma escola pública estadual, na cidade de Salto do Jacuí/RS. Além de potencializar a trajetória de investigação no universo da sala de aula, o estudo objetivou compreender o processo de produção de conhecimento desencadeado a partir da prática da professora-pesquisadora e a sua influência na organização do ensino. A exposição articula-se em torno de três eixos: formação do professor, prática pedagógica e o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. As análises apontam que a profissionalização do professor compreende, além dos saberes específicos e psicopedagógicos de sua formação, os saberes da experiência nascidos da prática cotidiana da sala de aula resultantes do movimento constante de reflexão e reconstrução da prática pedagóica. Palavras-chave: Currículo; Professor-pesquisador; Alfabetização; Ensino-aprendizagem; Prática pedagógica