SCHIOCHETTI, Neuzi Schotten (2004)
Processo Até Ler e Escrever Convencionalmente: Concepções de Alfabetização e Letramento dos Professores Alfabetizadores de Pomerode
Santa Catarina, 2004. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade do Vale do Itajaí.
Processo Até Ler e Escrever Convencionalmente: Concepções de Alfabetização e Letramento dos Professores Alfabetizadores de Pomerode.
Nome do Orientador: Maria Helena Baptista Vilares Cordeiro
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar e caracterizar as concepções de alfabetização e de letramento dos professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Pomerode e relacionar estas concepções com a formação e o tempo de atuação destes professores. Participaram da pesquisa todos os dezessete professores alfabetizadores dessa rede, sendo apenas um do sexo masculino. O material analisado foi obtido a partir das evocações dos sujeitos diante das palavras alfabetização e letramento, aplicando-se a Técnica de Livre Associação. Foram consideradas também as categorizações formadas pelos sujeitos utilizando-se o Procedimento de Classificações Múltiplas, assim como os critérios que serviram de justificativa para essas categorizações. Verificou-se que os sujeitos distinguem e percebem como antagônicos dois tipos de alfabetização: a que eles chamam de construtiva, enfatizando o uso social da língua escrita e o respeito ao conhecimento e ao processo de aprendizagem do aluno; e a que eles chamam de tradicional, a qual compreende procedimentos que enfocam o estabelecimento de correspondências entre segmentos da fala e segmentos da escrita. Foram encontradas várias definições de letramento, variando desde a decifração do código (concepção da maioria), até o uso social da leitura e da escrita. Observou-se que a formação e o tempo de serviço não constituem fatores diferenciadores das concepções destes sujeitos. Isto pode significar que a formação continuada e a formação inicial repetem o mesmo discurso, reproduzido pelos professores em forma de afirmações pontuais muito semelhantes, mas que podem ter sentidos diferentes dos que lhes são atribuídos no meio acadêmico