ARAÚJO, Rosi Valéri Corrêa (2004)
Rotúlos e Propagandas na Alfabetização: Formam Ou Apenas Informam?
Rotúlos e Propagandas na Alfabetização: Formam Ou Apenas Informam?.
Distrito Federal, 2004. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade de Brasília.
Nome do Orientador: Stella Maris Bortoni Ricardo
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente trabalho busca compreender o papel dos objetos culturais, aqui definidos como rótulos,embalagens e propagandas, como instrumentos pedagógicos, quando inseridos no espaço escolar durante o processo de alfabetização. a pesquisa apóia-se nos princípios da etnografia crítica da praxis pedagógica e tem como base de dados entrevistas formais e informais, fotografias, gravações em aúdio, vídeo e o diário de campo.Utilizando- se da observação participante, em contexto natural, que ocorreu durante os quatro meses de trabalho de campo,procurou-se identificar como a professora e as crianças de uma turmada 1° série do ensino fundamental utilizam esses textos sociais na sala de aula, favor da formação crítica do sujeito.Para tanto, a pesquisa enfatiza a importância de alfabetização e do letramento no contexto atual, priorizando-os como práticas sociais de leitura e escrita as quais contribuem para o desenvolvimento da consciência do sujeito,levando-os a um maior entendimento do poder comercial e manipulador de propagandas, como também a melhor compreensão da leitura de si memso e do mundo...