BRAGAGNOLO, Adriana (2004)
A Aquisição da Linguagem Escrita na Educação Infantil: Concepções Presentes nos Meios Acadêmicos
Rio Grande do Sul, 2004. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade de Passo Fundo.
A Aquisição da Linguagem Escrita na Educação Infantil: Concepções Presentes nos Meios Acadêmicos.
Nome do Orientador: Adriana Dickel
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente trabalho objetiva recompor, no campo da educação infantil, as concepções que circulam nos meios acadêmicos a respeito da linguagem escrita visto que influenciam na formação dos professores e são apropriadas de diversos modos por esses profissionais. Tendo por fonte artigos, resumos publicados em revistas e anais de eventos da área no período de 2000 a 2003, foram elaboradas três categorias descritivas, saberes docentes, inquietações pedagógicas e compromisso social e político, as quais permitiram perceber a pouca ênfase dada à linguagem escrita na educação infantil. Diante disso, optou-se pela análise das produções pertencentes à categoria inquietações pedagógicas, eleita por conter elementos próximos ao problema de pesquisa. A análise dos documentos pautou-se pelas categorias concepções de linguagem, língua escrita, um objeto de conhecimento; processo de alfabetização; interação social e consciência da língua, o que permitiu um confronto entre o conteúdo das produções e os referenciais teóricos que embasaram o trabalho. As produções apontam uma diversidade de temas e abordam a linguagem como produção da humanidade e prática social; a relação entre a linguagem e as funções cognitivas, dando ênfase à interação social e à contribuição das narrativas; o aspecto lúdico atrelado à linguagem, que possibilita à criança estabelecer maiores vínculos sociais e apropriação de códigos culturais e preocupações relativas aos saberes do professor a respeito da linguagem. Com base no estudo e sem a intenção de esgotá-lo, considera-se que a criança, ao estar em processo de alfabetização, independentemente de sua fase de escolarização, requer um olhar mais atento. Entende-se que a reflexão a respeito da linguagem escrita, esse objeto social e de conhecimento, no processo de formação do professor, implica maior aproximação entre o cotidiano infantil e os conhecimentos produzidos nos meios acadêmicos. Portanto, essa discussão torna-se indispensável na pauta dos estudos sobre educação infantil em razão do compromisso que se assume com a criança.