SOPELSA, Cleide dos Santos (2004)
A Mediação Pedagógica Para a Apropriação da Linguagem Escrita no Contexto da Sala de Aula de Alfabetização
Santa Catarina, 2004. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Regional de Blumenau.
A Mediação Pedagógica Para a Apropriação da Linguagem Escrita no Contexto da Sala de Aula de Alfabetização.
Nome do Orientador: Hilário Inácio Bohn
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa tem como objeto de estudo, a mediação pedagógica no processo de apropriação da linguagem escrita. O trabalho, de caráter qualitativo, tem como objetivo investigar a mediação pedagógica no processo de construção da linguagem escrita, no contexto da sala de aula de alfabetização. Para tanto, a investigação foi desenvolvida no contexto de duas salas de aula de alfabetização, tendo como base os seguintes pressupostos: a) noção de que o sujeito sócio-histórico e cultural se constitui nas e pelas interações sociais, através de processos mediados pelo outro e pela palavra; b) a concepção de linguagem como fenômeno social, histórico e ideológico, constitutiva dos sujeitos, sendo a dialogia seu princípio constitutivo; c) a compreensão de linguagem escrita como um sistema de signos construído culturalmente nas práticas sociais, que possibilita a representação simbólica da realidade , sendo que sua apropriação pelo indivíduo implica a reconstrução interna dos elementos constitutivos dessa complexa forma de linguagem. Os sujeitos pesquisados foram duas professoras e as crianças pertencentes às duas turmas com que trabalhavam. Para a coleta de dados, utilizou-se como estratégias a observação em sala de aula (filmada) e a realização de entrevistas com os sujeitos da pesquisa. Palavras-chave: Alfabetização; Mediação; Dialogia; Apropriação; Significação da Linguagem Escrita.