SILVA, Roseane Pereira (2004)
Atividades de Produção de Textos no Livro Didático de Alfabetização: o Caso do Novo Letra Viva
Pernambuco, 2004. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Pernambuco.
Atividades de Produção de Textos no Livro Didático de Alfabetização: o Caso do Novo Letra Viva.
Nome do Orientador: Eliana Borges Correia de Albuquerque
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa analisou as atividades de produção de textos em um livro didático de alfabetização - o Novo Letra Viva - considerando os critérios do PNLD para a produção de textos escritos. Nesse sentido, os alunos foram solicitados a produzir diferentes gêneros e dos diferentes domínios sociais de comunicação. No primeiro caso, os alunos foram solicitados a escrever individualmente; no segundo, algumas vezes, o professor foi o escriba. No entanto, não houve, por parte das autoras, uma preocupação com a progressão (escrever textos curtos no início do ano e mais longos no final do ano). Assim, as autoras do livro conceberam os alunos alfabetizadores como produtores de textos em potencial. Quanto aos critérios do PNLD, observamos que em relação à tipologia as crianças foram levadas a produzir diferentes gêneros e tipos textuais . No que diz respeito às condições de de produção, com exceção da definição do gênero a serproduzido, os outros aspectos se restringiram, na maioria das situações, ao contexto escolar. Já os aspectos relacionados à construção da textualidade, no geral, foram melhores explicitados, portanto, mais fáceis de serem escolarizados. No que se refere à avaliação dos textos produzidos, constatou-se que esse critério surgiu no Manual do Professor com o objetivo de avaliar, através das produções textuais, o nível de escrita do aluno. Foi concluído que as propostas de atividades de produção de textos escritos no Novo Letra Viva contemplam os diferentes critérios postulados pelo PNDL . No entanto, julgou-se que alguns dos critérios das condições de produção encontraram limites impostos pela natureza da instituição escolar.