SOUSA, Maria Alice Fernandes de (2004)
Da Fala à Escrita: os Saberes da Oralidade e o Início de Produção da Escrita Escolar
Distrito Federal, 2004. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade de Brasília.
Da Fala à Escrita: os Saberes da Oralidade e o Início de Produção da Escrita Escolar.
Nome do Orientador: Stella Maris Bortonio-Ricardo
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa foi desenvolvida considerando princípios metodológicos da Etnografia Colaborativa Educacional, analisando a integração dos saberes da oralidade de alfabetizandos e o processo de aquisição da escrita escolar embasado em fundamentos da Sociolingïstica Educacional. Foi realizada em uma sala de alfabetização constituída por alunos provenientes de famílias pertencentes a classes populares.Através dos resultados obtidos pôde ser observado que, a partir do momento em que a pesquisadora-alfabetizadora e a alfabetizadora-pesquisadora consideraram os saberes da oralidade dos alunos, puderam desenvolver estratégias didáticas facilitadoras para que os alunos se apropriassem com mais segurança da escrita escolar em classes de alfabetização. Os resultados mostram que os conceitos da Sociolingüistica e a adoção de uma pedagogia culturalmente sensível contribuem para dar suporte à mediação pedagógica da alfabetizadora-pesquisadora. Palavras-chave: Saberes da Oralidade; Escrita; Pedagogia Culturalmente Sensível; Antecedentes Socioculturais; Repertório Sociolingüistico; Letramento.