SEIBT, Rosane Simon (2004)
Leitura de Textos em Uma Classe de Alfabetização: a Construção dos Sentidos
Leitura de Textos em Uma Classe de Alfabetização: a Construção dos Sentidos.
Santa Catarina, 2004. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Linguística)
Universidade Federal de Santa Catarina.
Nome do Orientador: Nilcéa Pelandré
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo procurou explicitar o desenvolvimento do processo de construção dos sentidos viabilizado pela leitura de textos em ambiente escolar, mais especificamente a partir de dados coletados na observação, em 2003/1, do cotidiano de uma 1ª série do Ensino Fundamental em uma escola pública.. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, que tem na linguagem e na leitura seus conceitos centrais. Os textos oferecidos para os alunos e a metodologia adotada em aula também fizeram parte da análise, que apontou concepções divergentes na condução do processo de ensino/aprendizagem da leitura, as quais se refletiam em práticas pedagógicas de orientações distintas. Em que pese a metodologia utilizada, houve aprendizado de leitura e construção de sentido para os textos lidos. Uma melhor compreensão dos processos de leitura pode contribuir na orientação de professores alfabetizadores, principalmente em cursos de capacitação, assim como servor de ponto de reflexão sobre as interlocuções nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Linguagem; Leitura; (construção de ) sentido; Alfabetização.