GONZALEZ, Keila Cristina Arruda Villamayor (2004)
Linguagem Escrita na Educação Infantil: Perspectivas Para a Prática Pedagógica Indicadas na Produção Acadêmica no Período de 1983-2001
Santa Catarina, 2004. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Santa Catarina.
Linguagem Escrita na Educação Infantil: Perspectivas Para a Prática Pedagógica Indicadas na Produção Acadêmica no Período de 1983-2001.
Nome do Orientador: Eliana Vianna Brito Kozma
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A proposta desta pesquisa foi mapear e examinar a produção acadêmica nos periódicos nacionais, respondendo a questões a respeito do conhecimento que a pesquisa acadêmica tem revelado para a educação infantil sobre linguagem escrita, das indicações dessa produção para a prática pedagógica na educação infantil quanto à linguagem escrita e dos limites e perspectivas da produção acadêmica para a definição das especificidades da educação infantil. O recorte selecionado baseou-se no acervo do banco de dados do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação de 0 a 6 Anos(NEE0A6) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), analisando seis periódicos de relevância nacional para a área: Cadernos de Pesquisa, Cadernos Cedes, Cadernos do CED, Educação e Sociedade, Perspectiva, e Idéias, no período entre 1983 e 2001. Foi incluído um periódico que não estava no acervo do NEE0A6, a Revista Criança, pelo grande número de artigos sobre linguagem escrita na educação infantil e totalizou a análise de sete periódicos. Como a produção acadêmica envolve teses, dissertações e artigos apresenta-se um mapeamento das teses e dissertações e focaliza-se nos artigos. Os documentos foram analisados tendo como fundamentação os estudos sobre a análise de conteúdo, orientando-se na técnica de Vala (1986). Após um levantamento de todos os artigos que se destinassem à temática linguagens na educação infantil, foram selecionados somente aqueles que se dirigiam à linguagem escrita para constituir o corpus de análise. Foram analisados 36 artigos, podendo-se afirmar que a indicação mais direta para o desenvolvimento das práticas pedagógicas sobre linguagem escrita na educação infantil pautou-se na perspectiva histórico-cultural e situou a linguagem escrita como mais uma forma de linguagem entre as crianças.