MARINHO, Siomara Augusta Ladeia (2004)
Proposta de Alfabetização Para Crianças Portadoras de Deficiência Intelectual, Inseridas em Escola de Ensino Fundamental
Proposta de Alfabetização Para Crianças Portadoras de Deficiência Intelectual, Inseridas em Escola de Ensino Fundamental.
São Paulo, 2004. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho.
Nome do Orientador: Nilse Margarida Carpentieri
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo ampliar as possibilidades de aplicação de uma proposta de alfabetização para crianças portadoras de deficiência intelectual, que participam do ato de ler e escrever, presenciando momentos de leitura e escrita, realizados pelo projeto em curso, em que os envolvidos podem ir construindo, o que venha ser ler e escrever, de forma prazerosa, abrindo espaço também para o seu conhecimento. Essa proposta de trabalho está ligada ao fato, constatado pela autora e pelos estudiosos citados neste estudo, de que a criança portadora de deficiência intelectual, em geral, tem dificuldades de usar o potencial de que dispõe, precisando ser estimulada a mobilizar seus recursos intelectuais através dos sentidos. Considerando esta criança, um construtor e descobridor de hipóteses, pretendeu-se para a experiência direta, trabalhar com um grupo de crianças que freqüentam classes de Educação Especial na Rede Estadual de Ensino Público Fundamental e que não foi alfabetizado. Para isso pretendeu-se elaborar uma proposta didática com o processo de ensino-aprendizagem utilizado. Pretendeu-se, ainda, que esses educandos desenvolvessem durante o ano letivo a visualização e percepção dos diferentes tipos de gravuras, discriminando a diversidade de sons, palavras e desenhos, através dos sentidos. Fez-se uma pesquisa piloto com cinco crianças (de uma classe que tem dez alunos) cujos resultados mostram que a clientela envolvida é sensível ao desenho, demonstra prazer e manifesta-se expressando verbalmente, pintando, pesquisando e levantando espontaneamente hipóteses. Foram evidentes as manifestações da escrita, mostrando que a proposta didática parece ser estimuladora. Esses resultados parecem evidenciar a relevância do estímulo através da percepção, nesse método de ensino da leitura e da escrita, e de como a mesma se torna importante no processo de alfabetização do alunado portador de deficiência intelectual. A partir dos resultados da pesquisa piloto foram selecionados 10 alunos de duas classes de Educação Especial de uma Escola da Rede Pública Estadual de Ensino Fundamental, na faixa etária de 9 a 10 anos de idade cronológica, sendo cinco do sexo feminino e cinco do sexo masculino para participar da proposta didática, com duração de 12 meses durante o ano de 2002. Os resultados demonstraram que a utilização da proposta com vistas no construtivismo, na linha de Emília Ferreiro, foram exitosos e os alunos, de acordo com seu desenvolvimento, foram encaminhados para as classes de 2ª e 3ª séries. Para que isto ocorresse foram feitas entrevistas, aplicados questionários aos pais e professores que deveriam receber esses alunos. Os pais receberam orientação de como participar do projeto, ajudando os filhos nas tarefas de casa e os professores puderam participar como observadores, de algumas das sessões de treinamento dos educandos e receberam e recebem assessoria da pesquisadora, que se colocou à disposição das mesmas.