REGANHAN, Simone Gonçalves (2005)
A evolução da escrita infantil e o trabalho do professor
A evolução da escrita infantil e o trabalho do professor.
São Paulo, 2005. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho.
Nome do Orientador: Maria Cecília de Oliveira Micotti
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Conhecer e compreender como se estabelecem práticas docentes que proporcionam a evolução da escrita por parte de alunos de escolas públicas, é de fundamental importância para a superação dos problemas que afetam o processo de alfabetização nas escolas brasileiras. O objetivo desta pesquisa é o de verificar as relações entre o trabalho referente à escrita, realizado pelos professores, e o desenvolvimento da produção de textos pelas crianças. Participam desta pesquisa dezesseis alunos e oito professores do 2º ano do ensino fundamental, de quatro escolas públicas (duas municipais e duas estaduais) selecionados aleatoriamente, entre os alunos classificados por seu professor como os que apresentam desempenho satisfatório e insatisfatório. O trabalho do professor é analisado mediante entrevistas e observações de cadernos em que são registradas atividades de escrita desenvolvidas em aulas durante o ano de 2004. São comparados os textos escritos no início e no final do ano letivo pelos alunos. A análise dos dados obtidos na pesquisa revela diferenças de práticas pedagógicas e nas produções textuais das crianças. Há professores que desenvolvem um trabalho voltado para produção de texto nas aulas e outros que não realizam essas práticas. Os resultados obtidos revelam a influência do trabalho pedagógico no desenvolvimento da escrita de textos pelas crianças. Esses resultados apontam a importância de se repensar a formação dos alfabetizadores, sobretudo se considerarmos o quadro atual da alfabetização no Brasil.