RAMOS, Norma Suely Campos (2005)
Consciência Fonológica do Português do Brasil : Descrição e Análise de Cinco Testes
Rio Grande do Sul, 2005. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Letras)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Consciência Fonológica do Português do Brasil : Descrição e Análise de Cinco Testes.
Nome do Orientador: Regina Ritter Lamprecht
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este estudo tem como objetivo descrever e analisar pesquisas sobre a consciência fonológica do português do Brasil, que trazem propostas de instrumentos de avaliação da metafonologia, ou seja, que trazem propostas de testes de consciência fonológica. Cinco pesquisas foram descritas e analisadas considerando: objetivos, sujeitos, tarefas, habilidades, níveis de consciência e possível interferência do sistema alfabético. Constatou-se que todos os estudos investigaram a consciência fonológica em crianças, relacionando-a, direta ou indiretamente, com a aprendizagem da língua escrita, entendendo-a como necessária para a compreensão da relação estabelecida entre língua falada e língua escrita. A consciência fonológica pode auxiliar a aprendizagem da escrita por crianças com desvios fonológicos evolutivos, contribuindo para a superação desses desvios e pode ser estimulada artificialmente, aumentando os níveis de recodificação e auxiliando a aprendizagem da língua escrita.