GODOY, Dalva Maria Aves (2005)
Aprendizagem Inicial da Leitura e da Escrita no Português do Brasil: Influência da Consciência Fonológica e do Método de Alfabetização
Santa Catarina, 2005. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Linguística)
Universidade Federal de Santa Catarina.
Aprendizagem Inicial da Leitura e da Escrita no Português do Brasil: Influência da Consciência Fonológica e do Método de Alfabetização.
Nome do Orientador: Marco Esteves da Rocha
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa investiga a aprendizagem inicial da leitura e da escrita no português do Brasil. Os objetivos foram investigar a influência da consciência fonológica e do método de alfabetização sobre o desenvolvimento da leitura e da escrita e também investigar a influência do método de ensino sobre o desenvolvimento das habilidades fonológicas e sobre as estratégias de processamento da leitura e da escrita. O estudo avaliou o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica, de leitura e de escrita de dois grupos de crianças expostas a dois métodos distintos de alfabetização, método fônico e global. Participaram desse estudo 43 crianças com idade média inicial de 5,75 anos. As crianças foram avaliadas em três momentos ao longo de dois anos: ao início e ao final da pré-escola e ao final da 1ª série. Os resultados mostraram a consciência fonêmica estreitamente correlacionada à aquisição inicial da leitura e da escrita. O método de ensino influenciou significamente o desenvolvimento das habilidades de escrita de palavras e algumas diferenças foram observadas com relação às estratégias de processamento da leitura e da escrita entre os dois grupos estudados. Palavras-chave: Alfabetização; Consciência fonológica; Método de ensino; Aprendizagem da leitura e da escrita; Fatores preditivos.