SOUZA, Luciane Aparecida de (2005)
Centro Integrado de Educação Pública: Um Espaço Tempo Alfabetizador em Questão
Minas Gerais, 2005. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Juiz de Fora.
Centro Integrado de Educação Pública: Um Espaço Tempo Alfabetizador em Questão.
Nome do Orientador: Luciana Pacheco Marques
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho busca a compreensão das práticas alfabetizadoras realizadas cotidianamente em um Centro Integrado de Educação Pública - CIEP, em três turmas que correspondem aos três primeiros anos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental no Estado do Rio de Janeiro, ainda fortemente identificados como (Classe de Alfabetização, 1ª e 2ª série). Desenvolvido a partir dos postulados teórico-metodológicos da pesquisa no/do cotidiano, o trabalho busca, todo o tempo, uma interlocução e interação com os sujeitos, que aqui não são compreendidos como objeto, mas objeto que se faz sujeito na relação. A partir dos diálogos tecidos no/do cotidiano da escola, foi possível vivenciar os modos como as crianças e as professoras vivem o complexo aprendizado da leitura e da escrita em espaçotempo privilegiado - já que se trata de uma escola de horário integral - trazendo para o tecido da investigação, não só as marcas das singularidades dos sujeitos envolvidos, como também da própria pesquisadora. Palavras - chave: Alfabetização; Classe Popular; Espaçotempo.