PORTES, Luiza Alves Ferreira (2005)
Alfabetização na Educação Infantil: Uma Questão em Debate
Rio de Janeiro, 2005. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Alfabetização na Educação Infantil: Uma Questão em Debate.
Nome do Orientador: Luiz Antonio Gomes Senna
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: É de extrema urgência uma análise criteriosa das práticas pedagógicas, especialmente as alfabetizadoras, que têm contribuído para a exclusão e a marginalização da maioria das crianças brasileiras. Portanto, buscando contribuir para a superação deste quadro de exclusão, bem como para o avanço no corpo teórico-conceitual nesta área, este trabalho tem como objetivo analisar os aspectos teórico-conceituais-metodológicos que vêm se constituindo como entrave à construção do conhecimento dos sujeitos da alfabetização na Pós-Modernidade. Para a consecução destes objetivos, analisamos criticamente a teoria em que se baseia a Psicogênese da Língua Escrita, ressaltando alguns equívocos apresentados, quando esta se apropria do conceito de universais lingüísticos, nos termos em que defendido por Chomsky. Estes são: custo no prazo de aquisição da língua escrita para os sujeitos oriundos de comunidades marcadas pela oralidade; reunião de objetos distintos (fala/escrita) em um mesmo universo teórico; e o sujeito da alfabetização idealizado por Ferreiro, na formulação da psicogênese. Em síntese, as questões mais relevantes desta investigação corrspondem a: 1) Quem é o o sujeito da formulação da psicogênese? 2) A quem se referem os universais lingüísticos? 3) Quem é o sujeito da alfabetização na Pós-Modernidade? 4) Qual é o sentido da alfabetização hoje?