SILVA, Jaqueline Luzia da (2005)
Alfabetização e Letramento: Leitura do Mundo- Leitura da Palavra- Re-Leitura do Mundo
Alfabetização e Letramento: Leitura do Mundo- Leitura da Palavra- Re-Leitura do Mundo.
Rio de Janeiro, 2005. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Nome do Orientador: Reuber Gerbassi Scofano
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Pesquisa de natureza qualitativa, sobre a relação entre a leitura do mundo dos educandos e a leitura da palavra teve como objetivo geral verificar como a alfabetização pode sofre influências da vida fora da escola, na qual estão inseridos os educandos, e quais as influências exercidas pelo processo de alfabetização no cotidiano dos mesmos... Os resultados obtidos indicaram que ainda é necessário que as práticas pedagógicas se abram aos conhecimentos prévios trazidos pelos alunos ao espaço escolar, reconhecendo sua experiência existencial anterior e concomitante ao processo de escolarização e relacionando tais saberes ao conteúdos curriculares considerados fundamentais...