CAMILLO, Leila Bom (2005)
O Processo de Aprendizagem da Linguagem Escrita Num Contexto Rural
Rio Grande do Sul, 2005. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Letras e Linguística)
Universidade Cátolica de Pelotas.
O Processo de Aprendizagem da Linguagem Escrita Num Contexto Rural.
Nome do Orientador: Hilário Inácio Bohn
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo investiga o processo de aprendizagem da linguagem escrita num ambiente rural. O objetivo é revelar, analisar e refletir sobre cinco trajetórias de crianças em processo inicial de aprendizagem da escrita com a implicações de seus contextos sósio-familiar e escolar. A pesquisa possui caráter qualitativo, enfocando a compreensão do processo mais que o produto, e possibilitou verificar as concepções de linguagem, as atitudes , a utilização e a influência do contexto social nos processos de letramento e alfabetização dos sujeitos. Destacou-se a contradição entre forma e significado no processo de aprendizagem, a dialética das significações necessárias referentes à escrita e a importância de um olhar masi penetrante sobre as relações existentes na sala de aula. Observou-se ainda a diversidade de cada percurso, a forte influência do contexto sósio-familiar no contexto de aprendizagem de sala de aula, bem como a necessidade de mediações adequadas para cada aprendiz e o dever da escola em proporcionar eventos de letramento para um contexto iletrado. Palavras-chave: Aprendizagem da linguagem escrita; Letramento e alfabetização; Contradições; Diversidade; Processo.