LEÃO, Denise Maria Maciel (2006)
Experiências de Letramento na Infância: Interação Mãe-Criança em Situações Estruturadas
Experiências de Letramento na Infância: Interação Mãe-Criança em Situações Estruturadas.
Distrito Federal, 2006. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de Brasília.
Nome do Orientador: Diva Maria Moraes Albuquerque Maciel
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo teve como objetivo investigar a interação da díade mãe-criança em eventos de letramento, realizados durante sessões de situações estruturadas (SEs). pretendeu dessa forma, contribuir para a elaboração de subsídios para orientação das famílias junto às escolas e para a co-construção do conhecimento sobre a participação dos pais no processo de aprendizagem da leitura e da escrita na infância. Participaram do estudo oito díade (mãe-criança), formadas por alunos da Educação Infantil, com idade entre 4 e 5 anos, do Centro de Desenvolvimento e Cultura do Paranoá (CEDEP) e suas mães. Foram realizadas uma reunião e duas entrevistas (inicial e final) com a mãe, uma visita ao domicílio da criança e quatro situações estruturadas - SEs, com as díades envolvendo experiências de letramento.