VICENTIN, Ivana Suski (2006)
A Importância do Desenvolvimento da Consciência Fonológica no Trabalho do Professor Alfabetizador
A Importância do Desenvolvimento da Consciência Fonológica no Trabalho do Professor Alfabetizador.
Paraná, 2006. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Nome do Orientador: Pura Lúcia Oliver Martins
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: “A importância do desenvolvimento da consciência fonológica no trabalho do professor alfabetizador” é um estudo de natureza qualitativa de abordagem críticodialética, cujo objetivo é construir indicadores para os cursos de formação docente, no que tange aos conhecimentos lingüísticos, a partir da sistematização da experiência educativa realizada com um grupo de professores de um colégio particular de Curitiba. Interpreta criticamente as contribuições de alguns autores que abordam a produção do conhecimento (Pozo, Chauí, Severino, Morin, Vasconcellos); sobre a necessidade da formação continuada do professor (Veiga, Martins, Romanowski, Ludke, Tardif); sobre o desenvolvimento cognitivo e o papel da linguagem (Piaget, Vygotsky, Luria, Bakthin); sobre alfabetização (Ferreiro, Teberosky, Freire, Soares, Kramer, Lemle, Kato, entre outros), sobre a função metalingüística da linguagem e sobre a consciência fonológica (Cagliari, Maluf, Santos, Cardoso-Martins, Adams). O estudo foi realizado com um grupo de professoras alfabetizadoras, usando-se como técnica de pesquisa o Grupo Focal. O conteúdo da discussão, das falas e dos registros escritos, foi explorado amplamente no decorrer desse estudo, dando voz aos professores sobre seu trabalho educativo, sua formação e sobre a prática de sala de aula. A análise sobre a importância do desenvolvimento da consciência fonológica no trabalho de alfabetização e letramento, como uma prática intencional e essencial junto do desenvolvimento de outras habilidades que fazem parte desse processo, indica que há uma ausência ou pouca ênfase, nesses aspectos nos cursos de formação docente. Além disso, a análise das iniciativas que as alfabetizadoras têm previsto em sua prática com os alunos apontou possíveis alternativas de superação, tendo como pano de fundo um referencial teórico que as sustenta. Palavras-chave: Formação continuada, Cognição, Linguagem, Alfabetização, Fonologia e Consciência fonológica.