THADEI, Jordana Lima de Moura (2006)
Temas Tranversais e Letramento nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Para Além da Transversalidade Temática
Temas Tranversais e Letramento nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Para Além da Transversalidade Temática.
São Paulo, 2006. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Linguística Aplicada)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Nome do Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: LINHA DE PESQUISA: Linguagem e Educação. A pesquisa tem como objetivo investigar a contribuição do desenvolvimento de projetos temáticos situados para a construção/ampliação do letramento. Os projetos investigados foram desenvolvidos com alunos do 2º ano do 2º ciclo (4ª série), pela própria pesquisadora. Refere-se a dois temas transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) - Orientação Sexual e Saúde - e constituem o corpus da pesquisa. Procurou-se investigar a abordagem da língua/linguagem/gênero que circulam nos projetos, considerando, para tanto, as práticas e eventos de letramento, os gêneros que circulam nos projetos e como foram abordados em eventos de leitura, escrita e oralidade. Para finalizar, esabelece alguns critérios a serem considerados para a seleção e a abordagem de gênero no desenvolvimento de projetos temáticos e apresenta caminhos e dificuldades a serem superadas para a implementação das práticas sugeridas.