MANCHINI, Fabiana Carla (2006)
Contribuições da Aprendizagem Para o Desenvolvimento Psíquico: Alfabetização e Letramento em Foco
Paraná, 2006. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Maringá.
Contribuições da Aprendizagem Para o Desenvolvimento Psíquico: Alfabetização e Letramento em Foco.
Nome do Orientador: Áurea Maria Paes Leme Goulart
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, a pesquisa tem por objetivos investigar e analisar os conhecimentos necessários aos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental para que os mesmos orientem as atividades pedagógicas voltadas à aprendizagem da linguagem verbal, possibilitando, inclusive, o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, em especial a memória, a atenção e a percepção. No intuito do atendimento aos objetivos propostos, a pesquisa bibliográfica dedica-se à compreensão da linguagem como principal instrumento mediador no processo de Alfabetização e Letramento escolar e, por isso, elemento de fundamental importância no desenvolvimento psíquico. Identifica o contexto histórico de surgimento e consolidação dos processos de Alfabetização e Letramento no Brasil, como formas de consolidação da aquisição da linguagem escrita na instituição escolar. Explicita, ainda, a relação existente entre aprendizagem e desenvolvimento com vistas à sua influência na formação do pensamento, tomando a linguagem como fator de análise para desencadear experiências de aprendizagem nas quais seja possível ressignificar a apropriação do código escrito.