FARIA, Wendell Fiori (2006)
O Ensino da Leitura na Formação de Professores: Reflexões Sobre as Questões de Afabetização e Letramento no Curso de Pedagogia
Paraná, 2006. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Tuiuti do Paraná.
O Ensino da Leitura na Formação de Professores: Reflexões Sobre as Questões de Afabetização e Letramento no Curso de Pedagogia.
Nome do Orientador: Maria Auxiliadora Cavazotti
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: LINHA DE PESQUISA: "Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores". O objetivo da investigação foi identificar as concepções de leitura das alunas do curso de Pedagogia. Mais especificamente, buscou-se estudar as práticas pedagógicas do ensino da leitura no curso de Pedagogia, na formação do professor das séries iniciais do Ensin Fundamental: investigar princípios norteadores que permeiam o ensino da leitura; explorar se o letramento, enquanto perspectiva de superação da mera decodificação, tem ocupado lugar na capacitação pedagógica para o ensino da leitura. Participaram da pesquisa acadêmicas concluintes do curso de Pedagogia da Universidade Tuiuti do Paraná, que participaram de entrevistas, questionários e observações, que foram os instrumentos de investigação. Os dados da pesquisa revelaram que o letramento enquanto perspectiva de superação da mera decodoficação e inserção nas práticas sociais de leitura e de escrita, não tem ocupado lugar privilegiado na capacitação pedagógica para o ensino da leitura no curso de Pedagogia. Foi possível observar que a reflexão sobre a própria ação pedagógica nem sempre se faz presente no cotidiano da sal de aula do curso, dificuldando, assim, que a maioria dos docentes e discentes articulem propostas em busca das condições concretas para que a formação do leitor crítico possa se efetivar. As práticas de leitura na sala de aula podem ser desenvolvidas com base na relação dialógica, através da elaboração de questionamentos sobre o texto, descobrindo lacunas a serem preenchidas pelo leitor, refazendo fundamentos teóricos para superar limites do ensino-aprendizagem e reinventar a prórpia prática.