SOARES, Soely Aparecida Dias (2006)
Biblioteca Pública Estadual
Mato Grosso, 2006. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Mato Grosso.
Biblioteca Pública Estadual.
Nome do Orientador: Ana Arlinda de Oliveira
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa tem como proposta de estudo, analisar a contribuição da Biblioteca Pública Estadual "Estevão de Mendonça" para o letramento do leitor. O estudo foi desenvolvido em dois momentos: no primeiro, houve o mergulho no conceito de leitura e letramento, para desvelar as múltiplas facetas dos aspectos individual e social destes fenômenos. No segundo momento, para captar os dados, optamos, pelo uso de instrumentos como, a observação registrada em caderno de campo, a fotografia, e a entrevista semi-estruturada gravada. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa. Os sujeitos desta pesquisa foram quinze leitores adultos, frequentadores deste espaço e cinco funcionários. Foi tomado como referencial de análise e interpretação de dados, os princípios da categorização, o que permitiu inferir, como resultado da pesquisa. que a Biblioteca Pública Estadual "Estevão de Mendonça" é um rico espaço de letramento para o leitor que já possui estreita ligação com a leitura.