NUNES, Gisele da Paz (2006)
O Aproveitamento da Ordem de Aquisição das Sílabas nas Cartilhas Adotadas no Município de Catalão-Go
São Paulo, 2006. Tese de Doutorado Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho.
O Aproveitamento da Ordem de Aquisição das Sílabas nas Cartilhas Adotadas no Município de Catalão-Go.
Nome do Orientador: Gladis Massini-Cagliari
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: É objetivo desta tese verificar se a aquisição dos padrões silábicos no processo escolar de alfabetização, no que se refere à ordem de emergência desses padrões, reflete ou não a ordem de aquisição desses padrões na linguagem oral. A ordem de aquisição dos padrões silábicos na escrita foi verificada a partir de um corpus composto de seis cartilhas adotadas no município de Catalão-GO (A toca do tatu, Língua e linguagem, Português: uma proposta para o letramento, Viver e aprender, Palavra em contexto e Nosso mundo) por ser este o instrumento de uso mais comum dos professores de Catalão-GO para ensino de língua escrita. Estruturalmente, esta tese se subdivide em quatro seções. A primeira trata de questões mais gerais sobre a alfabetização, em que discutimos também um pouco de história da cartilha, seu método e as expectativas do governo em relação à alfabetização no Brasil. Na seção 2, versamos sobre sistemas de escrita e ortografia. A terceira seção se ocupa das teorias fonológicas sobre a sílaba, necessárias para a análise das cartilhas que é feita na seção 4. Na conclusão de nosso trabalho, afirmamos que os trabalhos e pesquisas de aquisição dos padrões silábicos do português, tanto do brasileiro quanto do europeu, apontam uma ordem “natural” de emergência desses padrões na aquisição da fala que é seguida, com raras e não significativas diferenças, pelas cartilhas por nós pesquisadas. Assim sendo, os métodos que dão suporte aos livros didáticos analisados, todos calcados no conceito de sílaba ou métodos que empregam o “bá-bé-bi-bó-bu”, deveriam ser eficazes, uma vez que se baseiam em uma “ordem natural” de aquisição de padrões silábicos. No entanto, o que verificamos é que a origem do fracasso dos métodos não pode estar na ordem de apresentação dos padrões silábicos pelas cartilhas...