OLIVEIRA, Suely Sanches Rodrigues (2006)
Experiência Leitoras em Classes de 4ª Série do Ensino Fundamental: Uma História Acerca das Condições do Letramento
São Paulo, 2006. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade de Sorocaba.
Experiência Leitoras em Classes de 4ª Série do Ensino Fundamental: Uma História Acerca das Condições do Letramento.
Nome do Orientador: Luiz Carlos Barreira
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: LINHA DE PESQUISA: "Instituição Escolar: história, política e práticas" Pesquisa qualitativa com duas turmas de 4ª série, sendo uma rural e outra urbana, cujos objetivos se pautaram em elaborar uma relação do material de leitura disponível em cada uma das classes observadas e no espaço físico escolar como um todo, bem como coletar dados referentes ao trabalho com leituras e em que sentido as experiências leitoras contribuem para o letramento dos alunos. As duas realidades observadas tiveram seus trabalhos muito próximos, tanto em oferta de material quanto em práticas, porém a classe da escola rural foi privilegiada no que se refere ao letramento, pois a professora não perdeu a chance de trabalhar a função social dos textos.