COCO, Dilza (2006)
Práticas de Leitura na Alfabetização
Espírito Santo, 2006. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Espírito Santo.
Práticas de Leitura na Alfabetização.
Nome do Orientador: Cláudia Maria Mendes Gontijo
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho integra um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo, na linha de pesquisa Educação e Linguagens, que desenvolve estudos no campo da linguagem, numa perspectiva histórico-cultural. Esta dissertação de Mestrado tem por objetivo analisar as práticas de leitura em uma classe de alfabetização (1º ano do Ensino Fundamental), do Sistema Público Municipal de Ensino de Vitória, ES, a partir dos pressupostos teóricos de Vigotski e Bakhtin. Busca compreender as interações estabelecidas entre a criança e o texto escrito, bem como as interações das crianças com outros sujeitos do contexto escolar que influenciam no processo de produção de sentidos por meio da leitura. Para isso, adota a opção metodológica de estudo de caso do tipo etnográfico e utiliza o recurso da observação participante em sala de aula como principal estratégia de coleta de dados. Ainda faz uso de entrevistas com os sujeitos envolvidos na investigação (alunos, profissionais da escola, pais) e também de análise de documentos, fotografias, filmagens e registros de áudio para constituir o corpus da pesquisa. As análises dos dados foram organizadas a partir de três suportes de leitura mais recorrentes nas práticas observadas. Dessa forma, são apresentados eventos de leitura com os livros de literatura infantil, os livros didáticos de Língua Portuguesa e com os cadernos das crianças, com a finalidade de dar visibilidade às práticas de leitura constituídas em contexto escolar no período da alfabetização. O percurso de análise busca compreender como a organização do espaço físico, o modo como os sujeitos interagem com os suportes de leitura, os objetivos que orientam as atividades e os procedimentos de ensino aprendizagem influenciam no processo de constituição de sentidos ao texto. Considera que as discussões desenvolvidas nas análises dos eventos contribuem para a reflexão das relações de ensino aprendizagem, evidenciando a importância das relações entre os sujeitos e de se constituir práticas de ensino, na sala de aula, que considerem a leitura como uma atividade dialógica.