RIBEIRO, Janaína Pereira (2006)
Letramento e Experiência Curricular Intercultural na Classe de Progressão
Rio de Janeiro, 2006. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Letramento e Experiência Curricular Intercultural na Classe de Progressão.
Nome do Orientador: Luiz Antonio Gomes Senna
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: As práticas de letramento aplicadas nas classes de progressão da Secretária Municipal de Educação do Rio de janeiro, analisadas na perspectiva das políticas de inclusão social. Seus atores e o conceito que delas se tem na cultura escolar, sua relação com a cultura científica, a Idade Moderna e o processo civilizatório por meio da escola. As concepções de escrita e de alfabetização subjacentes às práticas escolares, o conceito de letramento segundo os modos do pensamento e o estudo crítico das bases fundamentais do Construtivismo. A orientação curricular que dá sustentação às práticas docentes e o letramento a partir das zonas de desenvolvimento humano. Palavras-chave: letrmanto, modos do pensamento, educação intercultural inclusiva.