SOUZA, Terezinha Fernandes Martins de (2006)
Alfabetização na Escola Primária em Diamantino - Mato Grosso (1930 a 1970)
Mato Grosso, 2006. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Mato Grosso.
Alfabetização na Escola Primária em Diamantino - Mato Grosso (1930 a 1970).
Nome do Orientador: Lázara Nanci de Barros Amâncio
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo objetivou contribuir para a construção de uma história da Alfabetização em Diamantino MT, por meio da localização de fontes que permitiram a compreensão e análise das relações entre as normatizações (nacional e estadual), tematizações (produções teóricas para a alfabetização) e as concretizações (diários de classe, relatórios de inspetores, atas e depoimento de sujeitos da época) buscando indícios de uma apropriação por parte das professoras, sujeitos da pesquisa, dessas possíveis orientações para a sua prática alfabetizadora. O marco histórico ficou em torno das décadas de 1930 a 1970, compreendido entre a vigência do Regulamento da Instrução Pública de Mato Grosso, de 1927, das Leis de Diretrizes e Bases - LDB 4.024/61 e 5.692/71. A investigação pautou-se nos pressupostos da história cultural, numa abordagem qualitativa, mediante pesquisa de fundo histórico, recorrendo ao levantamento, reunião, seleção e sistematização de fontes documentais e aos pressupostos da história oral. A análise dos dados foi realizada por meio do procedimento de análise da configuração textual, com base no conjunto de normatizações, fontes documentais e depoimento dos sujeitos envolvidos, buscando a descrição, interpretação e compreensão, da comparação e cruzamento de dados. Ao término da investigação, foi possível constatar que o regulamento de 1927 prescreve, para o ensino da alfabetização, o método analítico; a LDB 4.024/61, recomenda o ensino da língua nacional, sem enfatizar um método e a 5.692/71 orienta para o ensino da Comunicação e Expressão, recomendando valorizar a leitura, a escrita e a interpretação. Quanto às concretizações, evidenciou-se como recurso metodológico marcante na prática das professoras alfabetizadoras, no período em estudo, as cartilhas de alfabetização para o ensino da leitura, sendo que as professoras privilegiavam as lições da cartilha e suas atividades. A forma de ensinar (método) apresentou-se com algumas variações e mudanças no decorrer do período em estudo, com predominância do método de orientação sintética, provavelmente em função da liberdade de escolha e da forma singular com que cada professora ensinava, o que revela poucos indícios ou vestígios de uma apropriação das normatizações para a prática das professoras diamantinenses.