CONCEIÇÃO, Adelice Alves da (2007)
O Ensino da Língua Escrita na Escola Primária de Mato Grosso (1927-1952): Enunciados Oficiais e Memórias de Professores
Mato Grosso, 2007. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Mato Grosso.
O Ensino da Língua Escrita na Escola Primária de Mato Grosso (1927-1952): Enunciados Oficiais e Memórias de Professores.
Nome do Orientador: Cancionila Janzkovski Cardoso
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa integra os estudos desenvolvidos pela Linha de Pesquisa Educação e Linguagem - grupo ALFALE do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Adota uma abordagem histórica e tem como objetivo analisar as principais características do ensino da língua escrita na escola primária de Mato Grosso no período de 1927 a 1952. Por meio das fontes documentais e orais que foram reunidas, selecionadas, organizadas e analisadas buscou-se recuperar as práticas escrituralísticas na escola primária de Mato Grosso, nas escolas urbanas, rurais, públicas e particulares. Esta pesquisa permite perceber que a caligrafia tipo vertical e inclinada foram tematizadas em Mato-Grosso e que, houve também a tentativa da utilização do método da escrita muscular. Indica também a tentativa de utilização do método intuitivo no estado. De acordo com as escritas encontradas nas provas de alunos, nos cadernos de exercícios e nos depoimentos das professoras o exercício da escrita acontecia por meio da cópia e do ditado, porque as técnicas caligráficas era o valor creditado a escrita. Assim, para realizar as atividades os alunos deveriam copiar e memorizar em uma seqüência: primeiro encobrir, escrever ou copiar as letras, depois escrever sílabas, palavras e frases. Após essa resolução copiavam textos maiores e na seqüência se submetiam a ditados e a exercícios. Assim sendo, ler, escrever e saber eram sinônimos de copiar o certo, e para isso se tornava necessária a correção contínua. Percebe-se então, que a importância dessas práticas para os professores, tinha como fim, produzir uma caligrafia bonita, legível e correta.